Diferença entre IGG e IGM:

laclibe

Page views    1048

As imunoglobulinas G e imunoglobulinas M, também conhecidas por IgG e IgM, são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de microrganismo invasor. Esses anticorpos são produzidos com objetivo promover a eliminação de bactérias, vírus, parasitas e fungos, além de toxinas produzidas por esses microrganismos quando invadem o corpo.

Como são importantes para avaliar a resposta imunológica do organismo é infecção, a dosagem de IgG e IgM podem ajudar no diagnóstico de diversas doenças. Assim, de acordo com o teste que o médico indica, é possível saber se essas imunoglobulinas estão ou não presentes circulantes no sangue e, assim, saber se a pessoa está com a infecção ou teve contato com o agente infeccioso.

 

Diferença entre IgG e IgM

As imunoglobulinas G e M podem ser diferenciadas de acordo com características bioquímicas e moleculares, com tamanho, carga elétrica e quantidade de carboidratos em sua constituição, o que influencia diretamente em sua função.

As imunoglobulinas são estruturas com forma semelhante à letra "Y" e são formadas por cadeias pesadas e cadeias leves. A terminação de uma das cadeias leves é sempre a mesma entre as imunoglobulinas, sendo conhecida como região constante de cadeia leve, enquanto que a terminação das outras cadeias leves pode variar entre as imunoglobulinas, sendo conhecida como região variável.

Além disso, tanto nas cadeias pesadas quanto nas leves existem regiões de complementariedade, que corresponde a região em que o antígeno consegue se ligar.

Assim, a partir da avaliação das características bioquímicas e moleculares é possível diferenciar os tipos de imunoglobulinas, incluindo IgG e IgM, em que o IgG corresponde a maior imunoglobulina circulante no plasma e o IgM é maior imunoglobulina presente no espaço intravascular, além de possuírem em suas regiões variáveis e extremidades diferentes padrões de complementariedade, o que tem impacto na funç˜o que desempenham. Assim, num próximo contato com o vírus, o risco de desenvolver a doença seria mínimo, pois a pessoa teria anticorpos IgG específicos contra a rubéola que agiriam imediatamente...

Laclibe

2021-05-28 00:40:29

igg

igm

exames

laboratorio

laclibe

igarape