Dia Mundial de Conscientização do Autismo

laclibe

Page views    228

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o transtorno.

 

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

 

Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, uma em cada 160 crianças está no TEA e, felizmente, a medida que as informações atingem mais pessoas, aumenta a busca pelo diagnóstico.

 

Quanto mais precoce a identificação do TEA, maiores as possibilidades de que as pessoas tenham acesso a terapias que podem ser decisivas para seu desenvolvimento. 

 

Atualmente o autismo é classificado em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte:


• Autismo nível 1 – pouca necessidade de suporte

• Autismo nível 2 – necessidade de suporte moderada

• Autismo nível 3 – muita necessidade de suporte

 

Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e devem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

 

Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores da pessoa autista.

 

Laclibe

2023-04-01 17:21:50

autismo

dia da conscientização do autismo