laclibe
Page views 437
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o transtorno.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.
Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, uma em cada 160 crianças está no TEA e, felizmente, a medida que as informações atingem mais pessoas, aumenta a busca pelo diagnóstico.
Quanto mais precoce a identificação do TEA, maiores as possibilidades de que as pessoas tenham acesso a terapias que podem ser decisivas para seu desenvolvimento.
Atualmente o autismo é classificado em três níveis, que variam de acordo com a necessidade de suporte:
• Autismo nível 1 – pouca necessidade de suporte
• Autismo nível 2 – necessidade de suporte moderada
• Autismo nível 3 – muita necessidade de suporte
Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e devem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.
Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores da pessoa autista.